Sanus Consultoria

Contaminação Cruzada o que é?

O que é Contaminação Cruzada?

Se você trabalha no setor alimentício ou está sempre atento à qualidade dos alimentos que consome, com certeza você já ouviu falar no termo contaminação cruzada.

1. Quando Ocorre a Contaminação Cruzada?

Os microrganismos são transferidos das mãos dos manipuladores, de uma superfície ou de um alimento para outro, causando a contaminação cruzada. Além disso, os principais fatores associados a esse problema incluem superfícies de contato, equipamentos e mãos não higienizadas corretamente, panos de limpeza contaminados, adição de ingredientes crus nas preparações e o fluxo cruzado do processo produtivo.

2. Tipos e Formas de Contaminação Cruzada:

Existem três formas diferentes de contaminação cruzada, são eles:

  1. Contaminação física: Contaminantes físicos causam a contaminação física, incluindo fragmentos de embalagens, vidro, fios de cabelo e insetos.
  2. Contaminação química: Substâncias químicas causam a contaminação química.
  3. Contaminação biológica: Micro-organismos, como vírus, bactérias e fungos, causam a contaminação biológica.

Além disso, a contaminação cruzada pode ocorrer de forma direta ou indireta:

  • Contaminação cruzada direta: quando alimentos ou seus fluidos entram em contato direto com outros alimentos, causando a contaminação destes.
  • Contaminação cruzada indireta: a contaminação ocorre por meio de uma superfície, equipamento, utensílio contaminado ou até mesmo pelo manipulador (mãos e vestuário).

3. Consequências da Contaminação Cruzada:

A Contaminação Cruzada pode causar diversas consequências, como as doenças transmitidas por alimentos (DTAs) ou prejuízos para aquelas pessoas que são alérgicas ou intolerantes. Portanto, é imprescindível eliminar totalmente a contaminação cruzada para manter a segurança alimentar do que é produzido no interior da cozinha.

Assim, para garantir que esse problema não ocorra em seu estabelecimento, a SANUS oferece o serviço de Educação Alimentar e Nutricional, que capacita a população acerca das boas práticas nutricionais. Assim, é possível assegurar a execução eficiente do trabalho, além de colaborar para uma melhoria da produtividade dos funcionários, maior segurança e higiene, melhoria dos padrões de execução e maior confiança no desenvolvimento dos seus produtos.  Então, não perca tempo, descubra outras formas de aprimorar o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar uma reunião
SANUS Consultoria
Olá 👋
Como podemos te ajudar?