A importância da lupa para os consumidores
A importância da lupa para os consumidores
As novas regras de rotulagem nutricional de alimentos entraram em vigor no dia 9 de outubro de 2022. Além das mudanças na tabela nutricional e nas alegações há uma novidade: a rotulagem nutricional frontal.
A rotulagem nutricional frontal trata-se de um símbolo informativo que deve constar no painel frontal da embalagem. Ele foi desenvolvido com o design de lupa e identifica o teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. A veiculação do símbolo indicando um ou mais nutrientes é obrigatória quando os alimentos apresentam quantidades determinadas pela Instrução Normativa N°75 de 2020, em tal documento também é possível encontrar modelos com alto teor de um, dois ou três nutrientes.
O excesso de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio está associado ao aumento de várias doenças crônicas não transmissíveis, como a diabete e a obesidade e por isso a necessidade de destacar essas especificidades em rótulos. A rotulagem frontal não impede o consumo desses alimentos mas traz informações adequadas, de fácil visualização e rápida comparação dos produtos podendo auxiliar pais a fazerem escolhas mais saudáveis e conscientes, sendo uma estratégia para prevenir a incidência de doenças e garantir contribuído para saúde populacional. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulação das novas regras , visando garantir a qualidade do produto e a saúde do consumidor.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) , apesar das limitações da nova norma, que não incluiu na rotulagem nutricional frontal por exemplo alerta para adoçantes, a Anvisa estabeleceu grandes avanços em relação à tabela de informação.
Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores, portanto há a necessidade de que as informações sejam bem claras e simples e assim consiga orientar a escolha adequada de alimentos.